Foto: Marcelo Oliveira (Arquivo/Diário)
Em sessão extraordinária, a Câmara aprovou, na noite desta terça-feira (24), a contratação de cinco pediatras para suprir a falta desses profissionais nas escalas do Pronto-Atendimento Municipal (PA). Devido à urgência, as comissões do Legislativo analisaram a proposta e deram parecer durante a sessão ordinária e, com a concordância dos parlamentares, foi incluída na ordem do dia. Ao final, o projeto da prefeitura foi aprovado por unanimidade.
Os médicos plantonistas serão contratados por meio de processo seletivo simplificado e por prazo de 360 dias. Atualmente, municípios Brasil afora encontram dificuldades para contratar profissional nessa especialidade. Nesta semana, inclusive, a imprensa divulgou que a região metropolitana de Porto Alegre enfrentava problemas pela falta de pediatras diante do aumento da demanda de crianças com problemas respiratórios.
Não foram raras as sessões que os parlamentares utilizaram o tempo com discussões inúteis e até para votação de matérias inconstitucionais. Mas ontem, situação e oposição se uniram e agilizaram a análise de um projeto dessa importância, especialmente para as crianças que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Como bem disse o vereador Manoel Badke (União Brasil), Maneco, o Parlamento “deu uma demonstração de maturidade”.
Leia mais sobre Política